Segurança é um tema geralmente abordado apenas após algum episódio de perda de dados ou impacto negativo na operação das empresas. É preciso tomar as medidas mínimas para garantir uma rápida retomada da produção em casos de ataque principalmente depois do grande aumento de sequestro de dados.

São serviços que garantem uma rede segura contra ataques externos e internos, oferecemos soluções que envolvem elaboração de projetos, e consultoria. Sua rede e servidores requer segurança em tempo real, inteligente e adaptativa.
As novas tecnologias chegam às empresas assim como também a vulnerabilidades e riscos organizacionais.
Proteja sua TI com solução completa de segurança.
Temos soluções e fornecimento de hardware como firewalls, backup, inventario entre outras soluções de ponta.

PenTest

O que é PenTest ou teste de intrusão?

Pentest ou penetration test, são teste de vulnerabilidade realizados com o uso de ferramentas e técnicas de hacking, em sistemas corporativos, identificando e explorando vulnerabilidades, simulando verdadeiro ataque realizado por cibercriminosos.

Hancking são atividades criminosas que visam coletar informações comprometendo dispositivos digitais.

Realizar pentest é fundamental para descobrir possíveis brechas em suas aplicações, antecipando uma necessidade de fechamento de entradas de segurança e descobrir quais danos, uma entrada causaria aos computadores ou a uma rede, gerando relatórios do que seria perdido e danificado esse processo de invasão.

Quais os tipos de Pentest existentes?

Os testes de intrusão mais comuns são o white box, black box e o grey box, este último é uma junção dos dois primeiros. Ambos podem ser realizados em aplicativos, software e até mesmo hardware, podendo determinar diferentes problemas e prevenir possíveis ataques.

Para cada tipo de pentest é utilizado uma tecnologia como base para o escopo, isso variando por formato de sistema e escolha durante os planejamentos do projeto.

Abaixo explicaremos como é feito cada um desses pentest. Continue lendo!

Teste White Box
Neste tipo de teste de segurança, são fornecidos ao Pentester, acesso total ao sistema. O White box traz melhores resultados em análises de aplicações de web, pois, com ele é possível ir a fundo trazendo informações mais abrangentes e específicas. É como se fosse um invasor interno. Funcionário ou pessoa com acesso, encontrando vulnerabilidades no sistema para captar informações sensíveis e valiosas.
Teste Black Box
O teste de segurança Black box, funcionam de modo inverso ao White box, nele o especialista realiza o teste utilizando apenas de informações disponíveis na internet. Um grande benefício do Black box é a simulação mais próxima de um real ataque hacker, onde todas as informações de base no teste, são de fácil acesso aos cibercriminosos.
Teste Grey Box
O Grey box é um pentest híbrido, ele combina técnicas do white box e do Black box. Para realizar o Grey box, o profissional tem parte ter um conhecimento prévio do sistema que está invadindo. Este método de pentest é super assertivo pois, não se perde muito tempo investigando informações do sistema na internet, como é feito no Black Box.

Como fazemos o Pentest

Qual a importância de realizar o pentest?

Realizar o pentest é uma maneira de garantir que o seu aplicativo, sistema ou site esteja blindados contra vazamento de dados e vulnerabilidades diversas.

Devido a grande frequência de vazamento de dados de grandes empresas, foi implementado pelo governo recentemente a lei LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entra em vigência em agosto de 2020, nela as empresas precisam adotar práticas de monitoramentos regulares, para garantir a proteção de dados sensíveis.

Um dos muitos modos de proteger as informações de uma empresa seria, estudar casos próximos da realidade atual, reconhecer os seus pontos de vulnerabilidade, utilizar aplicativos, plataformas e softwares confiáveis e realizar testes de vulnerabilidade, criando uma rotina de monitoramento. Além disso, é ideal que as empresas que dispõem de dados confidenciais e que necessitam proteger estas informações tenham um sistema de SOC (Security Operations Center) um centro de operação de segurança, combinado de um NOC (Network Operations Center) garantindo performance, disponibilidade e segurança aos utilizadores.

Seja qual for o método de pentest, de escolha da sua empresa na hora de realizar um teste de intrusão, saiba que terá resultados eficientes e de inúmeros benefícios.

Já realizou testes de intrusão na sua empresa?

Empresas que realizam monitoramentos frequentes nos seus sistemas, sabem exatamente onde estão os pontos de melhorias da sua rede e suas vulnerabilidades, podendo oferecer um ambiente de segurança a seus utilizadores, reforçando a credibilidade da sua empresa!

 

Quer saber mais sobre o assunto?

Preencha o formulário ao lado que entraremos em contato.

Entre em Contato

Campos obrigatórios *


LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados abrange as operações de tratamento realizadas no Brasil, ou a partir da coleta de dados feita no país por empresas brasileiras ou estrangeiras. A norma também vale para empresas ou entes que ofertem bens e serviços ou tratem informações de pessoas que estão no Brasil. Também é permitida a transferência internacional de dados, desde que o país de destino tenha nível de proteção compatível ou quando a empresa comprovar que garante as mesmas condições exigidas pela Lei, como por exemplo, por meio de contrato.

A partir desta lei, o Brasil iguala-se a mais de 100 países que já possuem norma sobre o assunto, alterando o cotidiano de usuários, empresas e do Poder Público.

Assim como ocorreu a partir da promulgação da lei europeia de proteção de dados, a GDPR (do inglês, General Data Protection Regulation), que impulsionou a aprovação da lei brasileira, espera-se uma grande demanda por parte dos usuários por privacidade, exigindo que as empresas tenham capacidade para responder e se adequar rapidamente.